quarta-feira, 18 de abril de 2012

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA INGLESA

Hi, guys!
Bom... preciso me desculpar por ter me ausentado por todo esse tempo. Voltei de férias com muito trabalho! Além disso, este mês, nós do PIP II, estamos repassando oficinas para professores de todos os conteúdos do Ensino Fundamental através de encontros organizados pela Superintendência Regional de Ensino, o que me impossibilitou de postar no Blog.

Any way... hoje estou disponibilizando para download a Matriz de Referência de Língua Inglesa!
Como disse anteriormente, estamos em período de realização de capacitações e encontros, onde pude ter o prazer de estar mais próximo dos meus companheiros, professores de Inglês.
Em um desses eventos um colega me abordou dizendo que desconhecia, até então, as Matrizes de Referência. Por isso, senti a necessidade de fazer uma breve explicação sobre esta nobre ferramenta que possuímos e também disponibilizá-la para download.

Então, aqui vai uma sucinta explicação!

Existem dois tipos de Matrizes: a de Ensino e a de Referência. Para nós, do Ensino Fundamental e Ensino Médio utilizamos o CBC (Conteúdo Básico Comum) como Matriz de Ensino, ou seja, esta será usada em sala de aula com o objetivo de ensino-aprendizagem. Já a Matriz de Referência tem como objetivo enumerar habilidades a serem avaliadas nos alunos.

Simplificando...

MATRIZ DE ENSINO: aprendizagem; dia-a-dia na sala de aula; CBC (serve para ensinar).
MATRIZ DE REFERÊNCIA: elaboração de ítens (serve para avaliar).

Até o momento apenas as Metrizes de Referência de Língua Portuguesa e Matemática são consideradas oficiais pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Assim, o professor tem total autonomia para criar sua própria Matriz de Referência e utilizá-la em suas avaliações!

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA FAZER O DOWNLOAD DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA INGLESA


Espero ter contribuído...
até a próxima!