domingo, 18 de dezembro de 2011

MAKE NO MISTAKE...

Hi, folks!
Em tempos de recuperação nas escolas e de reflexão no que se refere a reprovação, decidi dar algumas dicas sobre avaliações diversas e dinâmicas, pois sabemos que avaliar é um ato contínuo e não podemos usá-la como uma ação punitiva.
Já comentei, em uma postagem anterior, que o nosso maior obstáculo, enquanto professores de Língua Inglesa, é a falta de interesse e desvalorização, do ponto de vista dos alunos, no que diz respeito a esta disciplina.
Por isso, não podemos permitir que sensações de medo e consternação, provocadas pela reprovação, impeçam que os aprendizes de Inglês se tornem nossos aliados na busca pela valorização da aprendizagem desta língua e pela educação de qualidade. Uma vez que, prara muitos, a reprovação nada mais é que uma desagradável experiência emocional de tal intensidade, que deixa uma marca duradoura na mente do indivíduo.

LET'S GO TO PRACTICE!

Tendo em vista a proximidade do Natal, decidi sugerir avaliações acerca deste tema!

A primeira dica avalia a habilidade de percepção auditiva do aluno (listening), que se encontra no Eixo I - Tema 3 do CBC de Língua Estrangeira.
Justin Bieber - Mistletoe


Podemos utilizar a música como ferramenta de avaliação de várias maneiras.
Uma delas é entregar a letra da canção faltando alguns vocábulos para que o aluno em recuperação possa completá-la.

Example:

Mistletoe (Justin Bieber)
It's the most beautiful time of the year
Lights fill the streets spreading so much cheer
I should be playing in the winter ________
But I'mma be under the mistletoe

I don't wanna miss her on the holiday
But I can't stop staring at your face
I should be playing in the winter ________
But I'mma be under the mistletoe

With you, ________ with you
With you, ________ with you
With you, under the mistletoe, yeah

Everyone's gathering around the fire
Chestnuts roasting like a hot July
I should be chillin' with my ________, I know
But I'mma be under the mistletoe

Word on the streets Santa's coming tonight
Reindeers flying through the sky so high
I ________   ________ making a list, I know
But I'mma be under the mistletoe

With you, ________ with you
With you, ________ with you
With you, under the mistletoe

With you, ________ with you
With you, ________ with you
With you, under the mistletoe

Hey love, the Wise Men followed a star
The way I followed my heart
And it led me to a ________

Don't you buy me nothing
'Cause I am feeling one thing
Your lips on my lips
That's a Merry ________   ________

It's the most beautiful time of the year
Lights fill the streets spreading so much cheer
I should be playing in the winter snow
But I'mma be under the mistletoe

I don't wanna miss her on the holiday
But I can't stop staring at your face
I should be playing in the winter snow
But I'mma be under the mistletoe

With you, ________ with you
With you, ________ with you
With you, under the mistletoe

With you, ________ with you
With you, ________ with you
With you, under the mistletoe (under the mistletoe)

________ me underneath the mistletoe
________ me baby that you love me so
Oh, oh, oh, oh, oh, oh

________ me underneath the mistletoe
________ me baby that you love me so
Oh, oh, oh, oh, oh, oh

Mais uma dica seria pedir para que o aluno faça uma gravação simulando um recado de secretária eletrônica, comunicando sua indisponibilidade em atender a ligação e desejar um feliz natal. A gravação pode ser feita através de qualquer dispositivo móvel (celular), mp3 ou até pelo computador da escola. Com esta avaliação estaremos utilizando o CBC de Língua Estrangeira com o Eixo I – Tema 4, que se refere a “Produção oral” (speaking).

Example:
Hi, you've reached Natan, five - five - five - double nine - oh - four. I'm not available at the moment. Please, leave you name, number and time you called. I'll get back as soon as I can. Please, leave a message at the sound of the beep. I wish you a Merry Christmas and happy New Year!

Para explorar o Eixo I – Temas 2 e 5 do CBC de Língua Estrangeira, podemos apresentar ao aluno em recuperação uma tirinha só com figuras e solicitar que ele crie o texto para a mesma.

Example:


É muito importante incentivarmos a criatividade dos nossos alunos!
Por isso, sejamos também criativos!

Então é isso, pessoal...
espero que tenham gostado da postagem!
Have a nice week!

Nenhum comentário:

Postar um comentário