domingo, 4 de dezembro de 2011

USING A HUMOUR AS A RESOURCE

Hi, everybody!

Ao assistir a alguns vídeos cômicos, pensei: "isso seria uma boa estratégia de ensino de Língua Inglesa".
Portanto, aqui estou para algumas sugestões!

Sabemos que o riso é universal na espécie humana e uma das coisas mais comuns que fazemos, além de gerar bem estar em qualquer pessoa que ri!
Por isso, acredito que, se trabalharmos o humor em sala de aula podemos conquistar nossos alunos e transformar o processo de ensino-aprendizagem mais efetivo.
Contudo, devemos nos atentar quanto a banalização do ensino de Língua Inglesa. Portanto, deixe o humor surgir naturalmente, não o force e jamais desanime se as primeiras vezes não atenderem às suas expectativas.

Em algumas tentativas de buscar embasamento teórico para esta postagem, descobri, dentro do campo da Linguística, que estamos no caminho certo!
Então, só para credibilizar, seguem duas citações de autores diferentes:
  • "Classrooms in which laughter is welcome help bring learning to life."  - Dickinson, D., "Humor and the Multiple Intelligence“
  •  "The job of the teacher is to get students laughing, and when their mouths are open, to give them something on which to chew”. – Davis, Tom “If They’re Laughing...”
Vou começar indicando um tipo de texto que muitos já trabalham: "Comic strips"!

Ao utilizarmos a Tirinha estamos trabalhando com o Eixo Temático I - Tema 1 e Tópicos 1, 2 e 4 do CBC de Língua Estrangeira!

(Compreensão escrita - Leitura)
READING

__________________________________________________________________



Alguns sites disponibilizam gratuitamente milhares de tirinhas:

Outra boa ideia para desenvolvermos nos nossos alunos as habilidades mencionadas acima é o "AKINATOR, the Web Genius"!


Além de divertir os alunos, o Akinator pode ser uma grande ferramenta para memorização de vocabulário.
É necessário fazer um cadastro para que o "Gênio da Web" possa arriscar suas adivinhações!

(Endereço do Akinator: http://en.akinator.com/)

Não poderia deixar de indicar atividades que desenvolvem as habilidades de Compreensão oral (escuta) e Produção oral (fala). Respectivamente: Eixo Temático I - Temas 3 e 4 do CBC de Língua Estrangeira.

LISTENING:


Como atividade de Listening podemos pedir que os alunos respondam às questões:

1- Who’s speaking? (   ) Lorna   (   ) Donna   (   ) Mona
2- What’s her last name? (   ) Queen  (   ) King   (   ) Duke
3- Who’s Chris? (   ) the pianist  (   ) the organist  (   ) the singer
4- “I’m sorry. I stutter...” (   ) So do I.   (   ) So I hear.   (   ) So long.
5- “You’re making fun of my accent?”
6- She was making fun of my voice.
7- She was making fun of my speech impediment
8- She was making fun of my tongue twisters.

SPEAKING (Role playing):


Neste caso podemos pedir para que os alunos façam um "cover" deste vídeo, acrescentando falas.

(Exemplo de cover)




São inúmeras as atividades que podemos explorar o humor... basta usar a criatividade e o CBC, é claro!

Então é isso...
até a próxima!
Abraço!

Um comentário: