quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PREITO...

Boa noite, pessoal!
Bom... estou aqui hoje para prestar uma singela homenagem ao ilustre jornalista e escritor estadunidense, Samuel Langhome Clemens, conhecido como Mark Twain.

A data de hoje marca 176 anos do nascimento deste ícone da literatura americana que, particularmente, encantou minha infância e adolescência com suas obras, além de ter contribuído muito para meu processo de aprendizagem de Língua Inglesa!

Twain é mais conhecido pelos romances The Adventures of Tom Sawyer (1876) e sua sequência Adventures of Huckleberry Finn (1885), este último frequentemente chamado de "O Maior Romance Americano", o que concordo plenamente!

Nascido durante uma das passagens do Cometa Halley, Twain morreu 74 anos depois, véspera de o corpo celeste voltar a se aproximar da Terra.

"Será a maior decepção da minha vida se eu não for embora com o cometa."

Escrevera ele em 1909.

"O todo poderoso disse, indubitavelmente: 'cá estão esses dois inexplicáveis fenômenos; eles chegaram juntos, e devem partir juntos."


Uma vez feita a homenagem, iniciaremos agora uma "conversa" de cunho pedagógico. Mas, obviamente, manteremos o foco do assunto que me motivou neste post: MARK TWAIN!

"First of all", gostaria de fazer uma indicação de leitura para ser realizada no 9º ano:

THE ADVENTURES OF TOM SAWYER


Publicado originalmente em 1876, Tom Sawyer é a personificação do rapazinho que cada criança quer ser: livre, aventureiro, moral e inteligente.
Tom é órfão, vive com a sua tia Polly e com os seus primos e adora faltar à escola para ir pescar. A sua tia faz o melhor que pode, tentando domesticá-lo, ao arrastá-lo para a igreja e ao punir as suas rebeliões.
É claro que não contarei toda a história, nem mesmo farei um resumo, mas posso garantir que a temática do livro é bem propícia para turmas de 9º ano.

AFTER READING:


Logo após o professor ter feito a leitura do livro, poderá levar o mesmo para sala de aula e trabalhá-lo com os alunos de várias maneiras.

Uma boa opção seria fazer uma "Leitura Dramatizada" (metodologia que aprendi com minha colega de trabalho Janaína Pessoa - http://linguaportuguesacbc.blogspot.com/).

Outra alternativa é ler a obra em sala de aula e, posteriormente, pedir para que os alunos façam uma encenação de forma que exponham seus pontos de vista em relação à história.

Se as opções acima forem bem desenvolvidas o professor estará utilizando o Eixo I, com os Temas 1, 3 e 4 do CBC de Língua Estrangeira.

THE MARK HOUSE TWAIN HOUSE AND MUSEUM

Existe  um espaço virtual intitulado: "The Mark Twain House Museum", que tem como objetivo principal divulgar e promover visitas ao local que outrora teria sido a casa onde viveu Samuel Langhome Clemens (Mark Twain) e que atualmente funciona como museu. A princípio pode parecer um site sem fins educativos, mas se observado com olhar criativo podemos extrair diversas atividades para nossos alunos.

Segue abaixo a foto (Print Screen) da página inicial do sítio:

(Para acessar basta clicar sobre a imagem)

 

Espero que tenham gostado da postagem!
Até a próxima...
abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário